25 março 2009

REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM

Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Essa consciência e sensibilidade vem sendo construída através de valores, atuação no mundo, das representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas e também as relações entre os próprios professores.

Nesse contexto o professor passa a ser o orientador, o coordenador e o facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para que sua orientação influa sobre os processos de construção do conhecimento, deve estar atento aos mecanismos das relações interpessoais nas interações com o educando, sem perder de vista que a ajuda pedagógica deve adequar-se às necessidades e características de seus alunos. Sua intervenção pedagógica deve contribuir para que o aluno, frente às motivações do contexto educacional, desenvolva sua capacidade de realizar aprendizagens significativas, aprendendo a aprender e construindo seus conhecimentos.

A mudança não depende apenas da conscientização do professor, mas principalmente do apoio técnico, pedagógico e administrativo, numa constante reavaliação e reformulação da prática educacional, buscando significado para seu ser e seu fazer.

O professor deve ter a preocupação constante de atualizar-se, procedendo a uma revisão crítica de sua proposta pedagógica e de sua atuação, possibilitando aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento afetivo cognitivo e o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Eles fazem fluir o saber - não o dado, a informação, o puro conhecimento - porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos.

Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores.

15 março 2009

NOVAS REGRAS DE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA

Depois do acordo entre os países de língua portuguesa, chegou enfim o momento de colocar em prática o novo uso da língua portuguesa, pelo menos no modo da escrita e da gramática, pois as novas regras de ortografia e gramática já estão valendo.

As principais mudanças são em relação à palavras consideradas com escrita e fono diferentes, o que ocasional a criação e a retirada de alguns sinais, e até mesmo separação de algumas palavras.

Se você quer saber mais sobre as novas regras de ortografia e gramática o ideal é pedir socorro à nova gramática da língua portuguesa que é só clicar AQUI.

NOVO CURSO:"TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"

O NTE de Ijuí está oferecendo um novo curso de capacitação / 100h para os coordenadores com o seguinte assunto:"ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC's".
Tem como objetivo focalizar a utilização pedagógica das TIC's em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola.
O uso das TIC’s na educação auxilia a compreensão de, por exemplo, conceitos abstratos visto que os educandos podem alterar variáveis e verificar as mudanças resultantes.
Durante o curso teremos encontros presencial e à distância.
Receberemos a orientação da professora Eveline.

06 março 2009