25 março 2009

REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM

Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Essa consciência e sensibilidade vem sendo construída através de valores, atuação no mundo, das representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas e também as relações entre os próprios professores.

Nesse contexto o professor passa a ser o orientador, o coordenador e o facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para que sua orientação influa sobre os processos de construção do conhecimento, deve estar atento aos mecanismos das relações interpessoais nas interações com o educando, sem perder de vista que a ajuda pedagógica deve adequar-se às necessidades e características de seus alunos. Sua intervenção pedagógica deve contribuir para que o aluno, frente às motivações do contexto educacional, desenvolva sua capacidade de realizar aprendizagens significativas, aprendendo a aprender e construindo seus conhecimentos.

A mudança não depende apenas da conscientização do professor, mas principalmente do apoio técnico, pedagógico e administrativo, numa constante reavaliação e reformulação da prática educacional, buscando significado para seu ser e seu fazer.

O professor deve ter a preocupação constante de atualizar-se, procedendo a uma revisão crítica de sua proposta pedagógica e de sua atuação, possibilitando aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento afetivo cognitivo e o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Eles fazem fluir o saber - não o dado, a informação, o puro conhecimento - porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos.

Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores.

5 comentários:

MARIA DO CARMO disse...

Oi!
Estive aqui maisumavez.
Adorei o texto.
Principalmente porque concordo com você que o papel do professor hoje é de ser o orientador, o coordenador e o facilitador do processo de ensino-aprendizagem. E este papel exige muito mais de nós. Mais preparo e conhecimenton não? Por isso estamos aí, estudando, lendo, fazendo curso e nos atualizando. Bjs

Adroaldo José Dallabrida disse...

Ola, tudo bem
Li seu texto e gostei muito da forma com que conseguistes expressar suas ideias e sentimentos.
Precisamos divulagar e contagiar nossos colagas.
Vamos em frente, acreditemos.

Quero aproveitar para lhe pedir se conheces meu amigo Prof. Tarso Dallabrida?

MARIA DO CARMO disse...

Colega! Um socorro !
Sabes como posso( qual ferramenta)fazer um puzzle ou, quebra cabeças com uma foto? preciso criar uma atividade pra series iniciais ( jardim - pequeninos)e pensamos num blo onde colocaríamos este quebra cabeças com as fotinhos deles.
Tens conhecimento de algo?
Há o www.flash-gear.com mas as peças são muitas e pequenas o que dificulta pra eles.
Um abração

Fátima disse...

Olá Maria Dalva muito obrigada pela sua visita ao meu blog.Parabéns pela sua profissão de educadora. Caso queira que eu publique alguma de suas receitas, é so me enviar ok? Beijos.

MARIA DO CARMO disse...

colega!
Estou super atarefada por conta da pós e meu pc deu pane e fiquei uns dias "fora do ar".
1)Pode linkar meu texto no nosso blog, em forma de hipertexto, vai ficar show.
2) Também to perdidona nas atividades. Falei com o Adroaldo e ele entendeu que é pra colocar o portifólio neste blog q criamos.
3) Procurei a prof. Eveline, ela não estava no NTE, parece q tá em Brasília e ninguem soube me explicar o q fazer)
4)Me dá um tempinho e te dou um retorno sobre a ativ em grupo, ok?
5) Não ta fazendo o Seminario do NTE?
É "só" ( hahahah) bjs