AGRICULTURA
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa
Professor(as): Maria do Carmo Bigolin
Marlize Zwirtes
Maria Dalva dos Santos Lima
Leia Maria Réa Nedel ( estagiária)
Nível de Ensino: Ensino Médio Série: 2º ano Data:2009
Tempo Previsto: 8 a 10 horas aula (2 períodos semanais)
JUSTIFICATIVA:
As mudanças ocorridas no mundo proporcionam um novo pensar, uma nova maneira de ver e agir. Nesse processo de mudanças, a aprendizagem requer algumas habilidades específicas como: observação; descrição comparação; registro; leitura de textos, imagens,tecnologia, mapas, gráficos; análise, síntese e reflexão levando o aluno a uma visão global e uma atuação cidadã.
Esse plano de aula visa envolver os alunos das 2ª séries com propósito de conhecer, analisar e explicar as relações entre o homem e o meio ambiente, compreender e apropriar-se de novos conhecimentos, observando a realidade e possibilitando referenciais para que possam transformar a realidade de forma consciente.
Essa atividade requer que os alunos sejam mais participativos e críticos e que reconheçam a importância da agricultura para o mundo em que vivemos.
Tema da Aula: ESPAÇO DE PRODUÇÃO - AGRICULTURA
1-Importância e história da agricultura
2-Fatores que interferem na produção agrícola: solo, clima e topografia
3-Tipos de Agricultura: Tradicional (Arcaica), Moderna e Contemporânea.
4- Sistemas ou modos de produção agrícolas: extensivos e intensivos, agricultura de subsistência e itinerante, agricultura de jardinagem, agricultura de plantation.
5- A agricultura no mundo: agricultura nos países desenvolvidos e nos países subdesenvolvidos
6 – Agricultura, ecologia e desenvolvimento sustentável.
Objetivos Específicos:
1) Conhecer a importância da agricultura na sedentarização do homem e na formação das sociedades humanas complexas;
2) Compreender o conceito de solo e sua composição;
3) Entender a importância da classificação do solo para a agricultura;
4) Diferenciar os tipos de agricultura;
5) Conscientizar a praticarem a agricultura sustentável, evitando assim muitos problemas ambientais;
6) Identificar possíveis obstáculos à agricultura relacionados às mudanças climáticas e seus impactos;
7) Relacionar a produtividade e o uso de tecnologias modernas e a sua distribuição em todas as regiões.
8) Entender/explicar a evolução da agricultura a partir da capacidade humana de transformar o meio ambiente, indicando aspectos positivos e negativos.
Motivação:
- Introdução do tema provocando a participação da turma.
- Uso do Power Point sobre o tema agricultura.
- Texto: O absurdo da tecnologia moderna.
Autor: José Lutzemberger
- Análise e comentários de vídeos do Youtube sobre a agricultura
Metodologia:
- Aula expositiva interativa;
- Debate de idéias;
- Análise e comentários de vídeos e textos;
- Trabalho em grupos:
a) Criar uma música ( letra ) sobre o tema
b) Elaborar um Power Point usando imagens e palavras chave sobre o assunto:
c) Realizar uma entrevista com um agricultor contextualizando o lugar onde mora ou produz. (o que planta, como planta, onde vende, uso de técnicas ou tercnologias, etc);
d) Elaboração de um vídeo no Movie Maker destacando o que as mídias falam sobre o assunto Agricultura – Atualidades;
e) Maquete representando um tipo de agricultura; os prejuízos do desmatamento e mau uso do solo ao meio ambiente
Recursos didáticos a serem utilizados:
Quadro verde, livro texto, caderno, texto xerocado, transparências, retro-projetor, mapas, internet, máquina fotográfica, etc.
Procedimentos de fixação/avaliação:
- Participação e envolvimento dos alunos em sala de aula, nas atividades propostas, no laboratório de informática.
- Trabalhos realizados com criatividade e participação de todos os alunos dos grupos de maneira colaborativa.
Habilidades e Competências
AS COMPETÊNCIAS AVALIADAS NO ENEM.
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Ler, compreender, interpretar e produzir textos no sentido amplo do termo. Pressupõe a percepção das transformações de espaço da geografia.
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