30 agosto 2009

EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA-ATIV3 UNID3

Execução da atividade planejada

O trabalho foi desenvolvido com os alunos das 2ª Séries do Ensino Médio da Escola estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí.

A proposta de atividade “A QUESTÃO AMBIENTAL”, fazia parte do planejamento curricular do 2º Trimestre da Disciplina de Geografia e foi conduzida pelas professoras: Maria do Carmo Bigolin, professora das turmas e que conduziu as etapas de apresentação de aula prática e a professora Maria Dalva também orientou os alunos no desenvolvimento das atividades propostas envolvendo a tecnologia.

A referida proposta ocorreu em três fases sendo que, uma em sala de aula e a outra no laboratório de informática da escola.

Na sala de aula: inicialmente a professora apresentou a proposta do que seria trabalhado ( assunto, objetivos, tarefa a realizar, avaliação, tempo de execução, apresentação). Os alunos ficaram motivados e animados para realizarem trabalhos práticos referentes ao assunto proposto.

Na sala de Multimídia: A professora fez um levantamento oral, ou, uma retomada dos conhecimentos prévios dos alunos sobre “A Questão Ambiental” e o que devemos fazer para salvar o nosso planeta. Pelas respostas apresentadas os alunos demonstraram que já tinham conhecimento sobre o assunto. Responderam que era um assunto comentado todos os dias pelo rádio, televisão e internet e também em sala de aula. A professora Maria do Carmo acrescentou informações sobre o assunto convidando-os a assistirem documentários em vídeos sobre a “A HISTÓRIA DAS COISAS”; programa “ECOPRATICO” da TV Cultura e também sobre “CONSEQUENCIAS DAS AÇÕES HUMANAS NA TERRA,exibidos no site do youtube e outros . Após a exibição dos vídeos, a professora conduziu uma rica discussão sobre o tema, o que suscitou alguns relatos de experiência de conscientização e outras atitudes a partir do vídeo assistido.

No Laboratório de Informática: A turma foi dividida em 6 grupos e os alunos se posicionaram em grupos nos 12 computadores existentes ( ressaltamos que ficou um ambiente apertado). Foram logo seguindo as instruções que estavam no quadro do Laboratório:

1) Abrir uma pasta com o nome de um componente e a turma;

2) Tudo que encontrado sobre o assunto como imagens, vídeos, sons, textos e endereços interessantes salvar neste local;

3) Dar oportunidade para todos componentres do grupo dar sua opinião e manusear o computador;

4) Distribuir tarefas no grupo;

5) Chamar a professora da disciplina ou a responsável pelo laboratório quando tiverem dúvidas.

Os alunos passaram a trabalhar no computador; e apesar de já terem experiência com o equipamento, alguns apresentaram muitas dificuldades no manuseio do mesmo, pois os mesmo possuem o Sistema Operacional Linux e eles estão “mais acostumados”, sabem e gostam mais de trabalharem com o Sistema Operacional Windows. Mas os alunos que já possuíam alguma experiência foram tomando a frente na execução do trabalho e a ajuda da professora responsável pelo laboratório foi essencial e de grande ajuda.

Os alunos demonstraram bastante interesse quanto ao tema em questão e curiosidade ao usar a internet e outros recursos, o que facilitou a compreensão do assunto e a execução da atividade.

O que desmotiva um pouco e torna a turma mais agitada dentro da sala de informática é a “lentidão “ da internet, ou seja, a demora para carregar as páginas.

Foram usadas 2 horas aula no laboratório de informática para dar início ao trabalho e poderem tirar as dúvidas. O restante do trabalho, conforme acordado com os alunos, seria realizado fora do horário das aulas, em casa ou em turno inverso na escola. Não poderiam deixar de prestar atenção no cumprimento das datas de entrega para correção e depois, para as apresentações.

Os resultados obtidos foram positivos, pois os alunos compreenderam de forma clara e prática o conteúdo transmitido a eles. Foram encontradas algumas dificuldades durante a execução das atividades práticas em relação a escrita e qualidade dos textos e das produções.
Os Movie Maker foram muito criativos, enfocando até mesmo assuntos que eram da realidade e problemática enfrentada pelos alunos. Nas apresentações também trouxeram palestrantes para embasar ainda mais seus assuntos ( o caso da reciclagem).

Com a finalização dessa proposta, percebemos a importância do uso da informática em sala e como é necessário a continuidade desse trabalho na escola, levando os discentes a desenvolverem atividades que os permitam ampliar seus conhecimentos e terem acesso a aulas mais dinâmicas, atrativas e que despertem a curiosidade do aluno.

A questão ambiental foi trabalhada de maneira muito interessante e dentro da visão dos alunos, pois tanto na escola quanto na sociedade em geral é proporcionado aos alunos uma visão no contexto social e que está presente em todos os momentos do seu cotidiano.
Consideramos que conseguimos atingir os nossos objetivos porque, além dos alunos terem realizado o que nós havíamos proposto, eles extrapolaram com suas contribuições, enriquecendo a proposta.

O PROJETO:"FRONTEIRAS NATURAIS:A QUESTÃO AMBIENTAL FOI POSTADO NO BLOG DA ESCOLA


0 comentários: